US Kolo: Representando o Rap nas Cidades do Interior de Minas Gerais
US Kolo é um grupo de Guaranésia, MG, que atua no segmento do hip hop/rap, um ritmo que tem ganhado cada vez mais espaço na mídia e na música nacional. Surgido nas periferias americanas nos anos 80, o rap nasceu como uma forma de expressão do povo negro, onde o MC, ou mestre de cerimônias, falava sobre as dificuldades enfrentadas por sua comunidade por meio de uma música falada, com menos canto. O tema central eram os preconceitos vividos pela classe negra americana, e o rap tornou-se, nos anos 80, o principal movimento de expressão musical negra nos Estados Unidos.
Nos anos 90, com o surgimento de artistas como Tupac Shakur, o estilo ganhou um novo patamar. Até então, o rap sofria muito preconceito por ser uma música originária da periferia, mas Tupac levou o gênero a grandes paradas de sucesso, tornando-se um dos artistas que mais vendeu discos naquela década e contribuindo para o fim do preconceito em relação ao estilo.
No Brasil, o rap surgiu por volta dos anos 80, com grupos como Racionais MC’s, Filosofia de Rua, Thaíde e DJ Hum, entre outros. Na mesma época, o DJ Marlboro introduzia o funk, estilo que também utilizava os MC’s em batalhas sobre bases vindas do exterior.
O rap nacional já trazia em suas letras a realidade dura dos menos favorecidos, o que dificultava sua execução em rádios FM ou AM. Por ter em seu conteúdo a vivência da periferia, enfrentava muitos obstáculos para chegar às grandes mídias. Porém, isso mudou principalmente em 1997, com o lançamento do disco Sobrevivente do Inferno, do grupo Racionais MC’s, que quebrou as barreiras do preconceito contra o estilo. O álbum vendeu nada menos que um milhão de cópias, tornando o rap cada vez mais popular entre os jovens.
Hoje, o rap é um dos principais estilos musicais tocados em rádios e TVs, ao lado do funk, outro gênero que também enfrentou preconceito no passado. Observamos essa popularidade até mesmo em cidades do interior do Brasil, como Guaranésia, onde o grupo US Kolo segue esse estilo com uma roupagem mais jovem, conquistando público nas redes sociais e em suas apresentações ao vivo.